Diários de Viagem: Travessia dos Picos de Europa

Na nossa Travessia dos Picos de Europa de Junho, encontramos a montanha ainda num estado Invernal. Os fortes nevões do último Inverno e a inesperada queda de neve na Primavera, fez com que a montanha se apresentasse ainda com um forte manto de neve no início do Verão. É bom ver a natureza a voltar um pouco à “normalidade”, com um verdadeiro Inverno com queda de neve e frio como era habitual. Que seja um bom presságio para o futuro.

Falando em alterações climáticas, aproveito para chamar a atenção para o projecto Ice Care, que se encontra neste momento a caminho dos Alpes.

Tiago Costa
Líder Nomad para o Nepal e Picos de Europa

Mais infos sobre a Travessia dos Picos de Europa em: http://www.nomad.pt/peninsula_iberica/picoseuropa/viagem2/descricao.htm


Palestras Fnac Porto: Islândia e Índia

Palestras Nomad na Fnac Santa Catarina (Porto)


Terça, 30 Junho às 18h30: Uma Aventura na Índia, por Inácio Rozeira
http://www.nomad.pt/asia/india/viagem6/descricao.htm



Quarta, 1 Julho às 18: Viagem Fotográfica ao Árctico, por António Sá
http://www.nomad.pt/europa/islandia/viagem2/descricao.htm

Por onde andamos.... Travessia dos Picos de Europa

“Paisagens espectaculares e poderosas, possibilidade de conhecer aldeias recônditas com gente afável, como ( já) não há nas cidades...e tão próximo de nós”

Francisco M.

Mais além... Por Gonçalo Cadilhe

É o meu último dia em África, depois de alguns meses sem muita direcção na minha errância. Ainda bem. Regresso ao Cabo da Boa Esperança e tudo neste beco sem saída do mundo, aberto à fúria de dois oceanos desencontrados, pede liberdade, devaneio, improvisação. É o meu último dia em África e sinto-me feliz e aluado — um momento passageiro de tontura, breve e desconcertante como devem ser todos os estados de felicidade. Quem sabe? Se eu pertencesse a estes territórios que já se confundem com a linha do horizonte tudo isto seria banal e óbvio. Mas não: estou de passagem.
Tento aproximar-me da ponta da falésia. Não posso, o vento é demasiado forte, sopra na direcção errada, atira contra o infinito. É esta a falésia que viu passar o primeiro europeu em busca das Índias, e o mesmo deslumbramento atemorizado continua a tomar conta dos que a procuram com o olhar, tantos séculos depois. Tudo é permitido à imaginação, aqui: monstros marinhos, animais fantásticos, tribos antropófagas, promontórios indomáveis, maldições melodramáticas, tempestades desumanas, desertos sem vida. Este é um dos lugares mais sedutores e surpreendentes do planeta, a fantasia humana não teria conseguido criar um ambiente tão misterioso e variado. Algo mais — um ser superior, um deus desconhecido, uma força sobrenatural, um deles pôs mãos nas baías, montanhas, ondas, perturbações atmosféricas, vendavais uivantes, plantas e animais que festejam o fim de África, o princípio da imaginação.
Non Plus Ultra é agora aqui. A inscrição que, segunda a lenda, os antigos habitantes do Mediterrâneo gravaram nas colunas de Hércules a assinalar o fim da Terra conhecida, viajou nas naus portuguesas de norte para o sul do continente e não dobrou o cabo com elas. Não mais além aqui. Conhecida hoje, a Terra mantém no entanto lugares assim: pontos de retorno, lugares que são limites, estradas que só regressam, não continuam, atmosferas que nos mantêm ligados a perplexidades ancestrais. Amanhã, em Portugal ou qualquer outra coordenada do globo, tudo será outra vez mais racional, certo, seguro, explicado, cinzento.

Gonçalo Cadilhe

Blog: Dois Nomadas

Dois Nómadas, dois destinos. O Carlos escolheu a América Central e o Jorge a Indochina.
Os mais recentes líderes Nomad irão levar um pequeno grupo de viajantes a explorar estas duas regiões do globo.

A primeira viagem é já em Setembro com o Carlos, para a América Central. Depois em Novembro é a vez do Jorge partir para a Indochina.

Para mais informações e reservas podem consultar o site da Nomad em:

Clique aqui para: América Central

Clique aqui para: Indochina

Para acompanhar a preparação da viagem, visite o blog Dois Nómadas em: http://www.doisnomadas.blogspot.com/